quarta-feira, março 14, 2012

Criar oportunidades para todas as ilhas


O desenvolvimento harmónico e equilibrado da Região Autónoma dos Açores é um dos principais problemas sentidos no arquipélago, agravados nos últimos anos pelo centralista governo de Carlos César. O descomunal diferencial de investimento entre São Miguel e as restantes ilhas, é a prova de que este governo socialista, que já leva dezasseis anos, optou por um modelo macrocéfalo centrado no desenvolvimento de uma ilha. Esta Região Autónoma só será efectivamente uma Região coesa, se de facto existir um desenvolvimento integral que inclua todas as ilhas que a constituem e que esse desenvolvimento seja sentido e compreendido por todos os que vivem e trabalham em cada uma das parcelas do Arquipélago. Este era um dos propósitos dos fundadores da autonomia regional.


Para que o desenvolvimento seja harmónico e equilibrado, é fundamental que os poderes públicos proporcionem os mesmos direitos e as mesmas oportunidades a todos os cidadãos que vivem na Região, independentemente da ilha e do concelho onde se encontrem. Não há outra forma de defender e pensar a região como um todo, até porque os deveres são iguais para todos. O desenvolvimento harmónico e equilibrado da Região exige uma atenção muito particular em relação às ilhas menos populosas, na medida em que sofrem uma dupla penalização, por um lado não se investe porque não há população, por outro não existe mais população porque não se criam as condições para que isso possa acontecer. No entanto, as suas gentes almejam o progresso e o desenvolvimento como qualquer outro cidadão e tem direito às oportunidades de o conseguir alcançar.
É por isso com agrado que constatei que no próximo congresso do PSD-Açores, a candidata a líder do partido e como tal a ser indigitada presidente do Governo Regional dos Açores, em caso de vitória eleitoral, apresenta uma moção ao congresso do partido intitulada “criar oportunidades para todas as ilhas”. Esta moção que servirá de base ao programa eleitoral a apresentar ao eleitorado e ao programa do futuro Governo Regional, aponta claramente para a criação de oportunidades e de potenciação para as principais sinergias que cada ilha apresenta, com o objectivo de proporcionar um desenvolvimento assente, em primeiro lugar, nos seus recursos endógenos e com isso combater o flagelo do desemprego, que com dezasseis anos de governo socialista e com este Secretário Regional da Economia, Vasco Cordeiro, atinge valores superiores à média nacional.
Publicado no jornal "O Dever" em 15/03/2012 




Sem comentários:

Locations of visitors to this page