terça-feira, janeiro 31, 2012

Jornal o Dever de 02/02/2012

De regresso



O Papa Bento XVI no dia de São Francisco Sales - que a Igreja designou como padroeiro dos jornalistas, mais uma vez fez um discurso, que está bem longe da vulgaridade do “main stream” vigente. Na sua mensagem ao Dia Mundial das Comunicações Sociais, que este ano se celebrará a 20 de Maio, o Papa apela à importância do silêncio na comunicação humana, invoca o interesse em que se encontre um equilíbrio entre os momentos de palavra e os momentos de silêncio.

"Silêncio e palavra: caminho de evangelização" é o título dado à mensagem papal. "O silêncio é parte integrante da comunicação", afirma, sublinhando que é na parte não dita da Comunicação que se "abre um espaço de escuta recíproca e se torna possível uma relação humana mais plena". Para além, claro, de ser no silêncio que "escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos". "É necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de 'ecossistema' capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagem e sons", conclui.

A minha ausência deste espaço teve também a ver com a necessidade de silêncio, de refletir de escutar. Escrever só por escrever para ocupar espaço, para mostrar que se existe, não é a minha primazia. Se há quem escreva para “aparecer” porque nunca está em comunidade, não é esse o meu caso, eu vivo e participo na minha freguesia no meu concelho na minha ilha na minha profissão e este espaço de opinião só tem sentido como fruto da minha vida e participação na comunidade. Ao longo deste tempo recebi pessoalmente vários incentivos das mais variadas pessoas para voltar a escrever, a todas quero agradecer, esperando que em conjunto possamos batalhar para conseguir melhorar a vida da nossa comunidade no geral.

1 comentário:

Anónimo disse...

Bem vindo de volta ao Jornal. Traga algo novo ao comentário o porque o resto é só naftalina.

Locations of visitors to this page