O Desenvolvimento Profissional dos Professores no Âmbito da Reorganização Curricular
Autora: Isabel Margarida de Oliveira Guimarães Maia
Editora: Almedina
Colecção: Centro de Estudos da Criança
Tema: Educação
Ano: 2008
ISBN: 9789724029542
Este livro surge na sequência da Reorganização Curricular (Decreto-Lei nº6/2001) e nele tenta fazer-se uma avaliação do seu impacto no desenvolvimento profissional dos professores. Resulta, ainda, da necessidade de se reflectir sobre a importância da formação contínua, quer aquela que é procurada pelos professores, quer aquela que é oferecida pelos centros de formação. No livro, fruto da tese de Mestrado em Educação, especialidade de Desenvolvimento Curricular, analisam-se, por um lado, as potencialidades que a Reorganização Curricular poderá ter tido no desafio ao desenvolvimento dos professores e, por outro, os constrangimentos que se poderão ter colocado a uma verdadeira reorganização curricular e a um efectivo desenvolvimento profissional dos professores.
Resumo Este trabalho de investigação surge no âmbito do Mestrado em Educação, Especialização em Desenvolvimento Curricular, organizado pela Universidade do Minho. A dissertação intitulada Potencialidade s e constrangimentos da reorganização curricular para o desenvolvimento profissional dos professores apresenta uma investigação de tipo estudo de caso efectuada numa escola básica 2/3, que pretende explorar os contributos e os potenciais constrangimentos que a generalização da gestão flexível do currículo através do Decreto-Lei n.° 6/2001, poderá apresentar para um conjunto de professores do 2.° ciclo.
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